Muitos educadores podem achar difícil elaborar atividades para letramento, no entanto, com conceitos claros e boas dicas essa tarefa se torna bem mais fácil.
O primeiro passo é compreender o que é alfabetização e letramento e como essas metodologias se relacionam e complementam.
A alfabetização se refere ao processo de aprender o sistema alfabético, ou seja, as correspondências entre letras e sons da língua escrita, reconhecer as letras, entender os sons que elas representam e aprender a combinar esses sons para formar palavras.
Ela geralmente se concentra nas habilidades básicas de decodificação e codificação, como reconhecer letras, entender a relação entre elas e seus sons, e combiná-las para formar palavras.
O letramento, por sua vez, vai além da simples habilidade de decodificar letras e palavras e envolve o uso efetivo da leitura e da escrita.
Ele inclui a compreensão e a produção de textos em diversos contextos, como leitura de jornais, compreensão de manuais, interpretação de sinais, escrita de e-mails, entre outros. É a capacidade de usar a leitura e a escrita de maneira funcional e significativa para interagir com o mundo ao nosso redor.
Educadores podem elaborar atividades de alfabetização e letramento, mas o que fazer quando querem abordar somente o letramento? O que essas atividades devem abranger? Continue a leitura e descubra!
O que as atividades para letramento devem abranger de acordo com a BNCC?
Na educação infantil e séries iniciais
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prioriza a alfabetização nas duas primeiras séries iniciais. No entanto, propõe que se amplie e consolide o contato da criança com várias práticas de leituras em contextos sociais diferentes, promovendo o letramento.
A BNCC deixa claro que a alfabetização seja articulada com diversas formas de letramento no processo de ensino-aprendizagem.
Na educação infantil, embora não cite explicitamente “letramento”, a Base diz que é muito importante o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e comunicação desde cedo.
Ela enfatiza que é fundamental criar situações em que as crianças possam falar e ouvir, participando da cultura oral e se sentindo ativa como sujeito e pertencente a um grupo social. Dessa forma, e com as atividades para letramento certas, se estimula as habilidades necessárias para o desenvolvimento da criança enquanto cidadão competente e participativo na sociedade.
No ensino fundamental séries finais e ensino médio
O letramento, segundo a Base, não abrange apenas a alfabetização e a área da Língua Portuguesa, veja exemplos:
- letramento científico: na área de Ciências Naturais o letramento científico envolve “a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências”;
- letramento matemático: processos de aprendizagem de Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade, que desenvolvam raciocínio, representação, comunicação, argumentação e desenvolvimento do pensamento computacional.
Seguindo as orientações da BNCC, as atividades para letramento devem ser baseadas em estratégias em diversos contextos na educação básica, principalmente no campo das linguagens.
Como fazer isso? Com práticas de produções textuais e leituras considerando as diferentes linguagens, que demandam letramentos diversos, isso significa:
- desenvolver o pensamento crítico em relação ao que circula na mídia;
- capacidade de pesquisar, verificar e filtrar informações;
- entender os problemas relacionados ao excesso de exposição nas mídias e os limites entre o público e privado, assim como entre liberdade de expressão e discursos de ódio;
- compreender as linguagens utilizadas no contexto virtual; entre outros aspectos.
10 exemplos de atividades de alfabetização e letramento para qualquer professor se inspirar!
As atividades de alfabetização e letramento têm um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e comunicação desde os estágios iniciais da educação, conforme já citamos.
Ao oferecer oportunidades significativas de interação com a linguagem escrita, essas atividades promovem a aquisição de habilidades básicas de alfabetização, além de estimular a compreensão, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
5 atividades de alfabetização
Com estas atividades, você pode promover e reforçar a aprendizagem das letras e sua relação com os sons da fala e com o significado das palavras.
1. Identificação de letras
Use cartazes coloridos com letras do alfabeto e peça às crianças para identificar letras específicas.
2. Reconhecimento de sons
Faça jogos em que as crianças identifiquem e associem sons iniciais de palavras a figuras ou objetos.
3. Formação de palavras
Forneça cartões ou peças com letras para que as crianças formem palavras simples.
4. Jogos de rimas
Cante ou recite rimas e peça às crianças para identificar palavras que rimam.
5. Histórias ilustradas
Leia livros com imagens coloridas e textos simples, destacando palavras-chave enquanto lê.
5 atividades de letramento
Estas atividades levam os alunos além da decodificação de letras e palavras, os envolvendo em contextos reais e significativos.
1. Leitura compartilhada
Leia histórias para as crianças e as incentive a fazer perguntas sobre o enredo ou os personagens.
2. Jogos de associação texto-imagem
Faça jogos onde as crianças associem palavras a imagens correspondentes.
3. Atividades de escrita criativa
Deixe que as crianças desenhem ou escrevam sobre suas experiências e histórias favoritas.
4. Exploração de livros interativos
Forneça livros interativos que incluam abas para levantar, texturas para sentir ou sons para ouvir.
5. Dramatização de histórias
Encoraje as crianças a encenarem suas histórias favoritas, usando fantoches ou figurinos simples.
A importância de trabalhar temas transversais no letramento e alfabetização
Trabalhar temas transversais no contexto do letramento e alfabetização é crucial por várias razões:
Contextualização da aprendizagem
Os temas transversais proporcionam contextos significativos para a aprendizagem da leitura e escrita.
Ao integrar temas como sustentabilidade, diversidade cultural, direitos humanos e meio ambiente, os alunos conseguem ver a aplicabilidade prática das habilidades de leitura e escrita em situações do mundo real.
Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais
Muitos temas transversais abordam questões sociais e emocionais importantes, como empatia, respeito, cooperação e resolução de conflitos.
Ao explorar esses temas na alfabetização e letramento, os alunos desenvolvem habilidades sociais e emocionais essenciais para se tornarem cidadãos responsáveis e compassivos.
Integração de diversidade e inclusão
Ao incluir temas transversais relacionados à diversidade cultural, identidade de gênero, inclusão e equidade, os educadores podem promover um ambiente escolar que valorize e respeite a diversidade de experiências e perspectivas dos alunos. Isso contribui para a criação de comunidades escolares inclusivas e acolhedoras.
Preparação para a cidadania global
Os temas transversais capacitam os alunos a se tornarem cidadãos globais informados e ativos. Eles aprendem sobre questões globais urgentes, como mudanças climáticas, pobreza, migração e justiça social, e são incentivados a buscar soluções e agir de maneira responsável em níveis local e global.
Ao integrar temas transversais na alfabetização e letramento, os educadores ajudam os alunos a se tornarem indivíduos críticos, empáticos e engajados com o mundo ao seu redor. Essa abordagem holística da educação promove uma aprendizagem mais significativa e prepara os alunos para enfrentarem os desafios do século 21.
E então, o que achou do post de hoje? Conte nos comentários!