
Por desenvolvimento profissional público nos referimos à jornada profissional de servidores, desde que assume seu cargo até suas promoções ou progressões de carreira.
O desenvolvimento profissional no setor público está previsto no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP),em nível federal, que é um planejamento anual utilizado pela administração pública para identificar e atender às necessidades de desenvolvimento dos servidores, visando aprimorar suas competências e a qualidade dos serviços prestados.
Os estados também têm esses planos: Goiás tem o Plano de Desenvolvimento Profissional, Rio de Janeiro tem o Plano Central de Capacitação de Pessoas e Minas Gerais instituiu a Política de Gestão do Desenvolvimento, citando alguns estados.
O setor público não estagnou, pelo contrário, seguiu as transformações dos novos modelos de gestão do setor privado, com foco no capital humano e seu desenvolvimento. Como resultado, competências e habilidades como liderança, gestão de pessoas, hard e soft skills no setor público estão entre os tópicos bastante procurados para capacitação ou especialização.
O desenvolvimento profissional público como forma de avançar na carreira
Com o desenvolvimento profissional público, carreiras crescem e servidores conseguem mudar de nível, obter promoção, conseguir aumento salarial, entre outros benefícios.
Além disso, investir na própria capacitação demonstra comprometimento com a qualidade do serviço prestado e com a evolução da administração pública como um todo.
Cursos de capacitação ou especializações ajudam o servidor a se destacar e estar mais preparado para assumir novas responsabilidades e desafios em sua área. Por meio de instrumentos como a licença capacitação, por exemplo, o servidor se qualifica e colhe os benefícios de sua capacitação. Já uma pós-graduação ajuda em sua mudança de nível ou promoção de cargo.
Importante frisar aqui que, o desenvolvimento profissional público não ocorre somente pela aquisição de competências e habilidades técnicas (conhecidas como hard skills), mas, sobretudo, pela aquisição de soft skills (competências e habilidades comportamentais).

Qual o peso das soft skills no setor público e os desafios para implementá-las
As soft skills no setor público — como empatia, comunicação, pensamento crítico, inteligência emocional, colaboração e resolução de conflitos — têm ganhado cada vez mais espaço por serem essenciais para lidar com a complexidade das demandas sociais e administrativas.
Em um ambiente onde o trabalho em equipe, o atendimento ao público e a tomada de decisões impactam diretamente na sociedade, essas habilidades comportamentais se tornam tão importantes quanto o domínio técnico.
Servidores que desenvolvem essas competências conseguem mediar conflitos, promover um clima organizacional saudável e exercer a liderança de forma mais humanizada e estratégica.
Ainda há alguns desafios
No entanto, implementar as soft skills no setor público ainda representa um grande desafio. Muitos órgãos priorizam quase exclusivamente as competências técnicas, deixando em segundo plano o desenvolvimento comportamental.
Além disso, há resistências culturais e estruturais: a cultura hierarquizada, a escassez de treinamentos voltados ao desenvolvimento humano e a dificuldade de mensurar resultados relacionados a essas habilidades são barreiras comuns.
Felizmente, aos poucos, esse cenário está mudando e as lideranças da esfera pública têm implementado os planos de desenvolvimento de pessoas.
Como pós-graduações impulsionam carreiras no setor público
Quando servidores fazem uma pós-graduação (ou mais de uma) adquirem mais conhecimento técnico e aquisição de habilidades como:
- liderança e capacidade de trabalho em equipe;
- análise crítica e resolução de problemas;
- planejamento e tomadas de decisão estratégicas.
É importante lembrar que cada habilidade adquirida, desenvolvida e aperfeiçoada, melhora a performance do servidor e, consequentemente, os serviços ou atendimento que ele entrega à população.
A elevação de escolaridade também impacta diretamente na remuneração do servidor, já que muitos órgãos públicos oferecem:
- progressão de carreira: possibilidade de promoção ou progressão funcional;
- gratificações e aumentos os profissionais com pós;
- melhores condições de aposentadoria, já que o aumento é incorporado ao benefício da previdência.

Como cursos de capacitação ajudam no desenvolvimento profissional no setor público
O desenvolvimento profissional público também ocorre quando o servidor realiza cursos de capacitação. Inclusive,são esses os cursos feitos durante a licença capacitação.
São cursos que oferecem opções com menor duração e que se encaixam nas exigências para a licença. Por exemplo: um servidor vai tirar uma licença de 30 dias (ele tem direito até 90 dias, mas esse período pode ser parcelado). A obrigatoriedade é que tenha que fazer, pelo menos, 30 horas semanais. Dessa forma, um curso a partir de 120 horas atende essa exigência.
Os cursos de capacitação são também importantes para a formação do servidor, pois trazem muito conteúdo teórico e atualizado, nas diversas áreas do conhecimento.
Pós-graduação ou curso de capacitação: seja qual for a necessidade, conte com o Instituto INE
No setor público, tanto a pós-graduação quanto os cursos de capacitação são ferramentas valiosas para o desenvolvimento profissional.
O mais importante, porém, é manter o aprendizado contínuo como parte da rotina profissional. Em um cenário público cada vez mais exigente, dinâmico e orientado por resultados, o servidor que busca se atualizar regularmente se torna mais preparado para enfrentar os desafios da gestão pública e contribuir com soluções inovadoras.
Aprender de forma constante é mais do que uma vantagem competitiva — é uma atitude de responsabilidade com o serviço prestado à sociedade. E para essa jornada de desenvolvimento, você pode contar com a qualidade, a experiência e o compromisso do Instituto INE. Visite nosso site e conheça as opções em cursos de capacitação e pós-graduações que ofertamos!