Uso de tecnologia na gestão escolar: desafios e oportunidades para uma educação inovadora
O uso da tecnologia na gestão escolar é um diferencial na eficiência e eficácia dos processos educacionais, sejam de natureza administrativa, financeira ou pedagógica.
Estamos em uma era em que o que se espera é uma escola do século 21 inserida no meio tecnológico e se beneficiando de ferramentas capazes de melhorar potencialmente a gestão de uma escola, aumentando a produtividade, organizando processos e até mesmo reduzindo custos.
A transformação digital está aí, direcionando organizações para um ambiente totalmente conectado, em nuvem e com operações cada vez mais inteligentes. E escolas não ficam atrás, pois também são empresas ou, no caso das públicas, fazem parte de um grande sistema organizacional que é a Administração Pública.
Seja qual for o caso, não dá para fugir, se esconder e ser resistente a encarar o que, uma vez, chamamos de futuro.
Por isso, queremos falar sobre como o uso de tecnologia na gestão escolar gera oportunidades para que se alcance uma educação inovadora.
Tecnologia na gestão escolar: 5 motivos para implementar
Os gestores escolares podem promover melhorias expressivas na gestão da escola com recursos tecnológicos. O uso de tecnologia na gestão escolar traz várias vantagens para as escolas. Conheça algumas!
1. Processos burocráticos mais simples
Processos burocráticos estão por toda parte. Embora não seja possível evitá-los, é possível facilitá-los.
Em escolas, eles estão nos cadastros de alunos, acompanhamentos de frequência, de notas, emissão de documentos diversos para estudantes e pais, além dos documentos relacionados aos profissionais da escola.
Tudo isso pode ser facilmente otimizado com o uso de softwares escolares, que realizam a gestão de documentos e ajudam a organizar as tarefas rotineiras. Isso significa menos trabalho manual, assim como redução de erros e retrabalhos.
2. Redução de custos
Pastas organizadoras, caixas de arquivos, prateleiras ou armários para guardar os arquivos físicos e papel, muito papel: tudo isso pode ser substituído por arquivos digitais, organizados virtualmente, com o armazenamento em nuvem.
Além de prático, é sustentável.
3. Melhor atendimento ao público
Eliminar os processos de comunicação via papel é muito a cara da escola do século 21. Como todo mundo anda conectado, os comunicados ganham novas formas de propagação, como e-mails, redes sociais e portais online.
Outra possibilidade de facilitar o atendimento é a utilização de bots para isso. Dessa forma, muita coisa pode ser resolvida sem que seja preciso ir até a escola ou ficar aguardando atendimento via telefone, por exemplo.
4. Otimizar a gestão financeira
A gestão financeira é um dos principais gargalos na gestão escolar. Isso devido aos muitos processos de controle financeiro, como emissão de boletos, pagamentos de contas, acompanhamento do fluxo de caixa e controle de inadimplentes.
Planilhas manuais se tornam trabalhosas, no entanto, a automação desses processos otimiza e aprimora a gestão financeira, uma vez que processos podem acontecer automaticamente, como a cobrança de mensalidades, com o link do boleto enviado diretamente aos responsáveis, assim como identificação e envio de e-mails de cobrança em casos de inadimplência, além de muitos outros processos.
5. Facilita o controle acadêmico
Ferramentas tecnológicas de gestão escolar são excelentes para fazer o controle acadêmico dos alunos em relação a notas de disciplinas, controle de frequência, lançamento de trabalhos, de horários e de tudo relacionado à sua vida dentro da escola.
Além disso, o boletim escolar também pode ser disponibilizado online aos pais e responsáveis, assim como qualquer tipo de comunicação em relação ao desempenho escolar dos alunos.
Como vencer os desafios da gestão na escola do século 21 e o papel da tecnologia
A gestão escolar desempenha um papel fundamental na superação dos desafios da escola do século 21, e a tecnologia pode ser uma forte aliada.
Aqui estão 3 estratégias que os gestores escolares podem adotar para enfrentar esses desafios:
1. Promover uma cultura de inovação
Os gestores escolares devem incentivar a inovação e a criatividade entre os membros da equipe escolar. Isso pode ser feito através da criação de espaços de colaboração, onde ideias e soluções inovadoras possam ser compartilhadas e implementadas.
Desses espaços podem surgir ideias de como explorar recursos digitais disponíveis, como livros eletrônicos, vídeos educacionais, simuladores e jogos interativos, assim como novas abordagens pedagógicas com o uso da tecnologia, como a aprendizagem baseada em projetos, a sala de aula invertida (flipped classroom) ou a gamificação. Tudo isso torna as aulas mais dinâmicas e envolventes para os alunos.
2. Integrar a tecnologia de forma eficaz
A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na educação. Os gestores escolares devem adotar ferramentas tecnológicas que facilitem o dia a dia da gestão e também que possam contribuir para as práticas de ensino.
3. Promover a inclusão escolar
Os gestores escolares devem estabelecer políticas e práticas inclusivas que garantam que todos os alunos sejam bem-vindos e valorizados na escola, independentemente de suas habilidades, origem étnica, gênero, religião ou outras características. Isso envolve a criação de um ambiente seguro, livre de discriminação e preconceito.
A inclusão também está relacionada com o uso da tecnologia, que pode oferecer recursos de acessibilidade que auxiliam os alunos com deficiências físicas, visuais, auditivas ou cognitivas.
Acompanhar a evolução tecnológica: como o gestor pode inovar na gestão escolar
O primeiro passo em direção à inovação é o gestor estar aberto a adotar soluções tecnológicas inovadoras que possam melhorar os processos de gestão escolar.
Isso pode incluir o uso de softwares de gestão educacional, plataformas de aprendizagem online, sistemas de comunicação eficientes, aplicativos móveis e outras ferramentas que facilitem a organização, a comunicação e o monitoramento do desempenho escolar.
Para isso, é preciso estar sempre atento às tendências e avanços tecnológicos na área educacional, manter-se informado sobre novas ferramentas, aplicativos e recursos tecnológicos ajudará o gestor a identificar oportunidades de inovação.
Depois, é preciso investir em uma infraestrutura tecnológica, garantindo que a escola com dispositivos, como computadores, tablets, acesso à Internet e outros recursos tecnológicos necessários para apoiar as atividades de ensino, aprendizagem e administração.
Como pode ver, o gestor escolar tem um papel fundamental na inovação e em tornar sua instituição uma escola do século 21.
No entanto, sabemos que tudo isso depende de o próprio gestor ter um perfil contemporâneo e inovador.
Por isso que a formação desse profissional é um grande diferencial, como uma pós-graduação em gestão escolar que dê uma visão ampla sobre os aspectos administrativos, tecnológicos e pedagógicos da escola.
Esperamos que tenha gostado deste artigo. Aproveite e nos siga nas redes sociais, temos muito conteúdo interessante por lá!