O treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma necessidade tanto para o setor público quanto para o privado.
No contexto das organizações públicas, investir em capacitação é essencial para aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos à população. Por meio de programas de treinamento, os funcionários públicos podem adquirir habilidades específicas, atualizar seus conhecimentos e aprimorar suas competências, o que resulta em um serviço público mais qualificado, ágil e alinhado com as necessidades da sociedade.
A licença capacitação é um exemplo. A cada cinco anos de trabalho efetivo no setor público, o servidor tem direito a até três meses de licença para se capacitar em algo relacionado à sua área e que seja de interesse da Administração Pública.
Da mesma forma, nos setores privados, o treinamento e desenvolvimento de colaboradores desempenham um papel fundamental no sucesso e crescimento das empresas.
A educação corporativa é importante para ambos os setores, independentemente da diferença da natureza de suas operações e serviços. Ambos compreendem que funcionários bem treinados têm maior produtividade, compreendem melhor os processos internos e estão mais preparados para lidar com os desafios do mercado.
Além disso, a capacitação é uma ferramenta eficaz para reter talentos, uma vez que colaboradores percebem o investimento da empresa em seu crescimento profissional, o que resulta em maior engajamento e satisfação no trabalho.
Como a educação corporativa contempla os setores público e privado
A educação corporativa é uma abordagem estratégica de aprendizado que atende tanto aos setores público quanto privado, embora com particularidades em sua implementação.
A educação corporativa no setor privado
No setor privado, a educação corporativa é amplamente utilizada como uma ferramenta para impulsionar o crescimento e a competitividade das empresas. As organizações privadas investem em programas de treinamento personalizados que abordam questões específicas de suas áreas de atuação e necessidades do mercado.
Esses programas podem incluir cursos de capacitação, workshops, mentorias, treinamentos comportamentais, cursos de especialização e gerenciais, entre outros.
A educação corporativa no setor público
Conforme a Administração Pública foi substituindo, em alguns aspectos, o modelo burocrático pelo gerencial de administração, foi crescendo a necessidade pela qualificação dos servidores públicos.
Para uma gestão com resultados efetivos, o novo cenário não comportava mais profissionais desqualificados e descomprometidos. Começava então uma nova era na gestão de pessoas no setor público.
Com isso, a educação corporativa se tornou fundamental para a qualificação de servidores, a fim de promover melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Desde então, os órgãos públicos investem em treinamentos que visam aperfeiçoar habilidades técnicas dos servidores, bem como capacitar para o exercício ético e transparente da função pública.
A educação corporativa no setor público também abrange áreas como gestão de projetos, atendimento ao público, legislação, políticas públicas e outros temas que impactam diretamente o serviço oferecido à população.
Além disso, os programas de capacitação no setor público podem estar alinhados com metas governamentais, buscando atender às demandas específicas de cada área de atuação.
Treinamento e desenvolvimento de pessoas em 5 dicas essenciais
Para garantir a efetividade dos treinamentos de colaboradores e servidores, algumas dicas são fundamentais:
1. Diagnóstico de necessidades
Antes de implementar qualquer programa de treinamento, é crucial realizar um diagnóstico detalhado das necessidades da equipe. Identificar lacunas de conhecimento e habilidades ajuda a direcionar os esforços para áreas realmente relevantes, garantindo que o treinamento seja direcionado e eficiente.
2. Planejamento estratégico
O treinamento deve ser integrado ao planejamento estratégico da organização. Tanto no setor público quanto no privado, é importante alinhar os objetivos de desenvolvimento de pessoas com os objetivos globais da instituição. Isso garante que os investimentos em treinamento estejam contribuindo para o crescimento e sucesso da organização.
A Administração Pública faz isso a cada ano por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas, instituído pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, que norteia o planejamento anual de necessidades de desenvolvimento dos servidores públicos.
Já no setor privado, além das ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, o RH também desenvolve, quando necessário, um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), um planejamento personalizado para atender às necessidades de capacitações específicas para cada colaborador.
3. Métodos de aprendizagem diversificados
Utilize uma variedade de métodos de aprendizagem para engajar os colaboradores. Além das tradicionais aulas presenciais, explore treinamentos online, workshops, jogos educativos, mentorias, cursos de capacitação online, especializações e outras abordagens que promovam a interação e a participação ativa dos funcionários.
4. Acompanhamento e feedback
O processo de treinamento não deve ser encarado como algo pontual. É essencial realizar um acompanhamento contínuo do progresso dos colaboradores após o treinamento.
O feedback construtivo ajuda a identificar o impacto do treinamento no desempenho e permite ajustes para otimizar os resultados.
5. Reconhecimento e recompensas
Reconheça e recompense os colaboradores que demonstrarem progresso significativo em seus treinamentos e aplicarem o conhecimento adquirido de maneira eficiente. Isso cria um ambiente de motivação e incentiva outros a buscarem o desenvolvimento pessoal.
Uma ideia é gamificar os treinamentos. Crie treinamentos como se fossem missões individuais ou em equipe, torneios e campeonatos, por exemplo. Você pode usar tecnologia ou não, uma vez que a ideia é a competição saudável, independentemente dos métodos utilizados.
No setor público, o reconhecimento vem por meio de progressões de carreira, promoção de cargo ou aumento na remuneração.
14 exemplos de soft e hard skills para serem abordados em treinamentos e capacitações
O treinamento e desenvolvimento de pessoas nos setores público e privado visa a aquisição ou aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais, ou soft e hard skills, como também são conhecidas.
Aqui estão alguns exemplos de soft skills e hard skills que podem ser abordados em treinamentos e capacitações:
Soft skills (habilidades comportamentais)
- comunicação;
- liderança;
- trabalho em equipe;
- resolução de problemas;
- adaptabilidade;
- inteligência emocional;
- gestão do tempo;
Hard skills (habilidades técnicas)
- competências digitais (habilidades relacionadas à tecnologia);
- capacitação técnica (programação, marketing, finanças, entre outras);
- conhecimentos em legislação (conhecimento em normas, regulamentos e leis relevantes para a área de atuação da organização);
- habilidades linguísticas;
- gerenciamento de projetos;
- análise de dados (coleta, análise e interpretação de dados para embasar a tomada de decisões);
- habilidades financeiras (conceitos financeiros, análise de demonstrativos, orçamento e gestão de recursos financeiros).
Para finalizar, uma dica valiosa: não precisa esperar somente pelo planejamento de sua empresa ou órgão público. Apostar em cursos de capacitação ou pós-graduação enriquece seu currículo e te prepara cada vez mais para um mercado de trabalho bastante exigente — além, é claro, das oportunidades que abrem para sua carreira.