Alfabetização ou letramento? O que a criança aprende primeiro? Esses dois conceitos podem confundir, mas acontecem de formas diferentes na aprendizagem. É o que vamos ver aqui.
Você já parou para pensar na diferença entre aprender a ler e escrever e realmente compreender o mundo ao seu redor por meio das palavras? É isso que a alfabetização e o letramento buscam explicar. São dois conceitos que trabalham juntos, mas cada um tem o seu papel único no processo de nos tornarmos bons leitores e escritores.
Alfabetização é como dar os primeiros passos na estrada das letras. É quando aprendemos o som de cada letra, como juntá-las para formar palavras e como colocá-las em ordem para criar frases. É o ponto de partida, como aprender a soletrar o nome pela primeira vez.
Já o letramento vai além. É quando começamos a entender o que essas palavras realmente significam. É ser capaz de ler um livro e entender a história, ou escrever uma carta para um amigo. O letramento nos dá as habilidades para compreender textos, interpretá-los e usá-los em diferentes situações da vida.
Que tal trabalharmos mais esses conceitos e entender como acontece a alfabetização e letramento na educação infantil? Continue a leitura!
Alfabetização ou letramento: o que a criança aprende primeiro?
Não há como definir se é alfabetização ou letramento que ocorre primeiro, já que embora isso depende de diversos fatores, incluindo o contexto educacional, as práticas pedagógicas adotadas e as características individuais da criança.
No entanto, tradicionalmente, a alfabetização costuma ser ensinada antes. Ela se concentra no aprendizado das habilidades básicas relacionadas à linguagem escrita, como reconhecer as letras do alfabeto, entender os sons que elas representam e combinar esses sons para formar palavras. Esse processo inicial é fundamental para que a criança possa decodificar e codificar textos escritos.
Já o letramento, embora seja uma etapa subsequente, frequentemente começa a se desenvolver concomitantemente com a alfabetização.
O letramento envolve a compreensão e o uso da linguagem escrita em contextos diversos, indo além das habilidades básicas de leitura e escrita. Isso inclui a capacidade de interpretar textos, compreender sua função social e usá-los de forma significativa em diferentes situações do cotidiano.
Quais tipos de atividades são indicadas para trabalhar alfabetização e letramento na educação infantil?
Para a alfabetização e letramento na educação infantil é importante adotar atividades que promovam tanto um quanto o outro, considerando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.
Aqui estão alguns exemplos de atividades indicadas para trabalhar esses aspectos:
Caça às letras
A atividade de caça às letras é uma forma dinâmica e envolvente de trabalhar o reconhecimento das letras do alfabeto. Prepare cartelas contendo diferentes letras e esconda-as pela sala de aula ou em áreas ao ar livre.
Então convide as crianças a procurarem as letras escondidas e, ao encontrá-las, estimule-as a identificar o nome e o som de cada letra.
Essa atividade auxilia no reconhecimento das letras e na memorização do alfabeto, tornando o aprendizado mais interativo e divertido.
Bingo das letras
O bingo das letras é uma atividade divertida que promove a identificação e associação de letras.
Para realizá-lo, confeccione cartelas contendo diferentes letras do alfabeto e sorteie as letras utilizando pequenos pedaços de papel ou cartões.
As crianças devem marcar as letras sorteadas em suas cartelas até completarem uma linha ou coluna. Essa atividade estimula a atenção e o reconhecimento das letras de forma lúdica, tornando o aprendizado mais envolvente e motivador.
Formação de palavras com letras móveis
A formação de palavras com letras móveis é uma atividade prática e interativa que trabalha a consciência fonológica e a formação de palavras.
Recorte letras de papelão, feltro ou EVA e disponibilize-as para as crianças. Apresente figuras ou objetos e convide as crianças a formarem as palavras correspondentes utilizando as letras móveis.
Essa atividade estimula a associação entre sons e letras, promovendo o desenvolvimento da habilidade de leitura de forma criativa e participativa.
Jogo da memória de palavras e figuras
O jogo da memória de palavras e figuras é uma maneira divertida de desenvolver habilidades de leitura, memória e associação entre palavras e imagens.
Crie pares de cartas contendo palavras e suas respectivas figuras e embaralhe-as viradas para baixo. As crianças devem virar duas cartas por vez, tentando encontrar os pares correspondentes de palavras e figuras.
Essa atividade estimula o reconhecimento visual das palavras e a associação de suas representações gráficas, promovendo o aprendizado de forma lúdica e estimulante.
Roda de leitura
A roda de leitura é um momento especial que desperta a curiosidade e o interesse das crianças por diferentes temas.
É uma oportunidade para explorar contos, fábulas e outros conteúdos infantis e criar atividades como adaptá-los de maneira criativa com recortes, colagens, desenhos e pinturas.
Varal de letras
O varal de letras é uma atividade simples que auxilia na compreensão do alfabeto. As crianças podem interagir com as letras, observando suas formas e acompanhando com os dedos.
Criar um varal utilizando papel, tesoura e linha é uma maneira eficaz de ensinar as letras e seus sons. Uma ideia interessante é apresentar frases e pedir para que as crianças relacionem as palavras com as letras expostas no varal, fortalecendo ainda mais o aprendizado.
Cenário da alfabetização e letramento na era digital: como acompanhar essa evolução?
A alfabetização e letramento na educação infantil precisa acompanhar a evolução tecnológica, considerando, principalmente, que as novas gerações já nascem em um meio totalmente tecnológico.
Por isso, duas dicas são essenciais aos professores de educação infantil:
1. Integre a tecnologia na educação
Utilize recursos tecnológicos, como aplicativos educacionais, softwares interativos e plataformas online, para complementar as atividades de alfabetização e letramento. Isso inclui jogos educativos, aplicativos de leitura, e-books e ferramentas de escrita colaborativa.
2. Aposte em multiletramentos
Reconheça a diversidade de formas de comunicação na era digital, que vai além da linguagem escrita tradicional.
Incentive a exploração de diferentes mídias, como vídeos, áudio, imagens e ensine as crianças a compreender e produzir conteúdo em diversos formatos (dentro de seu potencial, já que estamos falando de educação infantil).
Você tem alguma dica legal que pode ser inserida aqui? Conte nos comentários!