Você sabe quais os cursos que aumentam o salário dos professores? Vamos te contar como eles podem ser um diferencial na carreira de profissionais da educação, não somente para a aquisição de conhecimentos, mas também para fornecer meios de os professores ganharem um pouco mais dentro das possibilidades que o setor público oferece.
O salário de professor é sempre destaque em rodas de conversa, notícias, redes sociais etc. Há, inclusive, uma luta constante por aumento salarial, valorização da categoria e tudo mais.
No entanto, há formas de um professor aumentar sua renda e conquistar uma valorização importante por meio de sua remuneração. É claro que não há uma fórmula mágica para isso, mas há alternativas. E é sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!
Como funciona o aumento de salário de professor? Os salários na educação seguem um piso nacional?
O salário de professor tem um aumento anual. Ele segue um piso nacional e tem reajuste todo mês de janeiro, seguindo a Lei do Piso (11.738/2008).
No entanto, não há impedimento para que estados e municípios paguem valores além do piso.
Como professores podem ter aumento em seu salário além do reajuste anual?
Além desse reajuste anual, professores podem ter aumento salarial de outras formas. Por isso falamos sobre cursos que aumentam o salário de professores. Vamos explicar!
A licença capacitação e progressão de carreira
Professores, como servidores públicos, têm direito à licença capacitação, que pode ser utilizada para progressão de carreira. Essa licença é um benefício adquirido após cinco anos de trabalho efetivo no setor público.
Uma das opções para licença capacitação são cursos de pós-graduação. O servidor faz a solicitação e segue todos os procedimentos burocráticos necessários. Se o motivo for progressão de carreira para promoção, receberá um adicional em sua remuneração.
A designação de professores
Outra forma de aumentar o salário é por meio da designação. Professores que não têm as 40 horas semanais preenchidas, podem se inscrever nos processos seletivos para designação de professores e ter um contrato temporário (de, pelo menos, um ano).
Nesse caso, uma especialização também fará toda a diferença, uma vez que o exame de avaliação de títulos é classificatório e, quanto melhor colocado o profissional estiver, maiores as chances de ser chamado antes.
Entendeu agora por que cursos podem aumentar o salário de professores? Agora vamos às dicas de cursos!
10 dicas de cursos que aumentam o salário de professores e demais profissionais da área educacional
Conheça algumas pós-graduações que ajudam profissionais da área de educação a crescer na carreira.
1. Gestão Escolar
Essa especialização oferece conhecimentos em administração e gestão de instituições educacionais. Com essa formação, é possível buscar cargos de coordenação, supervisão ou direção, que geralmente possuem uma remuneração mais alta.
2. Educação Inclusiva e Especial
Com o aumento da demanda por educação inclusiva, especializar-se nessa área pode abrir oportunidades para cargos específicos e mais bem remunerados, como professor de educação especial, coordenador de inclusão ou consultor educacional.
3. Educação Indígena
Esta especialização prepara o profissional para contribuir com a diversidade sociocultural e ajudar a preservar os conhecimentos e tradições dos povos indígenas.
4. Atendimento Educacional Especializado – AEE
A especialização em AEE adiciona ao currículo uma das maiores necessidades quando falamos em inclusão escolar de alunos com deficiência, altas habilidades, transtornos globais do desenvolvimento ou outras condições. É o profissional com essa especialização que dá o suporte às necessidades educacionais especiais desses alunos.
5. Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica
Esta especialização é a opção para quem quer avançar na carreira no magistério e assumir vagas de coordenação ou supervisão, ajudando na relação entre pais, escola e alunos e no suporte a professores.
6. Docência do Ensino a Distância
Com a popularização da internet e a evolução tecnológica, o ensino a distância ganhou cada vez mais espaço e é hoje uma das principais escolhas de quem quer se capacitar, graduar ou especializar, abrindo um caminho para a profissão de tutores online.
7. Educação Ambiental
A educação ambiental é uma abordagem necessária a nossos jovens, sobretudo porque ações futuras em relação à preservação ambiental, sustentabilidade e tudo que se relaciona ao tema, virão de quem aprende hoje.
8. História e Cultura Afro-brasileira
O ensino da história e cultura afro-brasileira é obrigatório por lei. Sendo assim, esta especialização é uma excelente dica para quem quer se preparar para disputar seu espaço no meio educacional, crescer na carreira e, é claro, ter um salário melhor.
9. Psicopedagogia, Neurociências e Aprendizagem
Esta especialização dá ao profissional um embasamento teórico sobre como diagnosticar e fazer intervenções para melhorar o processo de aprendizagem, atuando diretamente nos fatores cognitivos que interferem no aprendizado.
10. Ensino de Braille e Libras
O atendimento educacional inclusivo tem muito a ganhar quando um profissional se especializa no ensino de Braille e Libras. Com a aquisição desses conhecimentos, o profissional se torna apto a atender à grande e crescente demanda por especialistas no sistema Braille e intérprete de Libras.
Gostou do artigo? Que tal conhecer mais sobre nossas opções em pós-graduação? Navegue em nosso site e se surpreenda com todas as possibilidades que oferecemos.
Até o próximo post!