Escola do campo: desafios e a designação de professores para regiões rurais

Você sabe como funciona a escola do campo e como acontece a contratação de educadores? Os processos de designação de professores também acontecem para esse tipo de escola?

Primeiramente, vamos entender como funciona a educação rural, conhecer seus desafios e demais aspectos importantes e informativos.

Acompanhe o artigo e saiba mais!

O que é a educação no campo?

A educação no campo é a adoção de práticas educacionais, políticas e programas destinados a atender às necessidades específicas das comunidades rurais. A escola do campo tem como objetivo proporcionar acesso a um ensino de qualidade e relevante para as realidades e desafios enfrentados pelas populações que vivem em áreas rurais, muitas vezes afastadas dos grandes centros urbanos. 

Sobre a educação rural, a Lei nº 9.394 de 20/12/1996 traz em seu artigo 28 o seguinte texto: 

“Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I – conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos das escolas do campo, com possibilidade de uso, dentre outras, da pedagogia da alternância; (Inciso com redação dada pela Lei nº 14.767, de 22/12/2023)

II – organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

III – adequação à natureza do trabalho na zona rural.”

O currículo na educação rural pode ser adaptado para incluir disciplinas e conteúdos que são pertinentes ao cotidiano das comunidades rurais. Isso pode incluir aulas de agroecologia, economia rural, saúde comunitária, entre outros temas que capacitem os alunos a melhorar suas condições de vida e a contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades.

O que é pedagogia de alternância?

A pedagogia de alternância é uma metodologia que integra o estudante que mora no campo com a sua realidade cotidiana. Dessa forma, acontece a constante troca de conhecimentos entre o ambiente escolar e o de vida e trabalho desse estudante. 

Designação de professores para escolas do campo e principais desafios 

A designação de professores para a escola do campo ocorre do mesmo modo que nas escolas de zonas urbanas. 

A primeira etapa é o lançamento do edital para o processo seletivo e com as orientações para as demais etapas:

  • o preenchimento ou atualização do cadastro online;
  • pagamento da taxa de inscrição;
  • informações sobre as provas, exemplo:
    • 1 – Prova objetiva eliminatória e classificatória; 
    • 2 – Prova de títulos classificatória;
    • 3 – Prova prática de LIBRAS eliminatória e classificatória.

A etapa 3 só acontecerá para candidatos inscritos na Área de Conhecimento de Referência, que exija domínio ou habilitação na Língua Brasileira de Sinais.

É importante salientar que cada edital tem suas próprias características. Nem sempre há prova objetiva para designação. Muitas vezes, acontece somente a prova de títulos.

Lembrando também que:

  • a designação é sempre em caráter temporário;
  • a nomenclatura desse processo pode ser diferente em diferentes lugares:
    • em MG a designação também é chamada de contratação de professores;
    • em SC é chamada de ACT (admissão de professores em caráter temporário).

Principais desafios da educação no campo

Tanto o professor concursado quanto o temporário vai encontrar alguns desafios na educação em zona rural:

Distâncias e isolamento

As longas distâncias e o isolamento geográfico podem dificultar o acesso à educação. Estudantes podem precisar viajar grandes distâncias para chegar à escola, o que pode levar a altos índices de absenteísmo e abandono escolar.

Recursos limitados

Escolas rurais muitas vezes têm acesso limitado a materiais didáticos, tecnologia e infraestrutura básica. Isso pode comprometer a qualidade do ensino e as oportunidades de aprendizado para os alunos.

Falta de professores qualificados

A escassez de professores qualificados dispostos a trabalhar em áreas rurais é um desafio significativo. Isso pode resultar em turmas superlotadas e na falta de atenção individualizada para os alunos.

Sustentabilidade

Garantir a sustentabilidade financeira e operacional das escolas rurais é um desafio constante. Programas educacionais dependem frequentemente de financiamento governamental e de doações, que podem ser instáveis.

Escola do campo: oportunidades e perspectivas

Com o objetivo de promover a qualidade da educação no campo, é necessário que sejam criadas condições para isso. 

A escola do campo é fundamental para o desenvolvimento sustentável e equitativo das áreas rurais. Para promover a qualidade da educação no campo, é necessário criar condições que atendam às necessidades específicas dessas comunidades. 

Veja exemplos:

Infraestrutura adequada

A infraestrutura das escolas do campo é um dos pilares para proporcionar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. 

Isso inclui:

  • Edifícios e salas de aula: escolas bem construídas e mantidas são essenciais para garantir que as aulas possam ocorrer sem interrupções. Salas de aula ventiladas, iluminadas e bem equipadas são fundamentais para o conforto e a concentração dos alunos.
  • Instalações sanitárias e água potável: a disponibilidade de banheiros adequados e acesso à água potável são requisitos básicos de saúde e higiene que impactam diretamente o bem-estar e a frequência escolar dos estudantes.
  • Recursos tecnológicos: em um mundo cada vez mais digital, é vital que as escolas do campo tenham acesso a tecnologias modernas, como computadores, internet e outros dispositivos eletrônicos, para que os alunos possam se familiarizar com as ferramentas que serão essenciais no mercado de trabalho e na vida cotidiana.

Transporte escolar em locais longe das escolas

Muitas comunidades rurais estão localizadas a grandes distâncias das escolas, tornando o transporte escolar uma necessidade. Para garantir que todos os alunos possam frequentar as aulas regularmente, é importante ter:

  • rotas de transporte seguras e eficientes: implementar rotas de transporte escolar que cubram todas as áreas remotas, garantindo que os alunos cheguem à escola de forma segura e pontual;
  • veículos adequados: utilizar veículos adequados ao terreno rural, que possam enfrentar estradas não pavimentadas e condições climáticas adversas, garantindo a continuidade do serviço de transporte escolar em todas as circunstâncias. 

Materiais didáticos e recursos educacionais adequados à educação no campo

Para que a educação no campo seja relevante e eficaz, os materiais didáticos e os recursos educacionais devem ser adaptados à realidade das comunidades rurais;

Auxílio aos educadores que residem fora das comunidades

Professores que trabalham em áreas rurais muitas vezes enfrentam desafios adicionais, especialmente se não residirem nas comunidades onde atuam. Uma solução seria oferecer incentivos financeiros, como bônus salariais, e facilitar o acesso a moradias próximas às escolas para os professores que não residem na comunidade. 

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