Comportamentos desafiadores são problemas com os quais pais e profissionais precisam lidar para que sejam controlados e não interfiram de forma negativa no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Esses comportamentos podem causar dificuldades nas interações sociais, na aprendizagem e na convivência familiar. Eles são decorrentes de várias causas, como emoções mal compreendidas, estresse ambiental, traumas, necessidades não atendidas, entre outras.
É importante ter esse esclarecimento, já que muitas vezes o comportamento desafiador infantil é visto como birra, no entanto, tem elementos muito mais graves por trás. Por isso, abordamos o tema no post de hoje. Confira!
O que são comportamentos desafiadores e como eles se manifestam na infância?
Comportamentos desafiadores são atitudes ou ações que crianças e adolescentes apresentam em família, na escola ou no convívio social e que, embora sejam normais em alguma altura da infância, se tornam problemas quando são frequentes ou intensos.
As manifestações dos comportamentos desafiadores variam de acordo com fatores como temperamento da criança ou jovem, do seu ambiente ou de sua idade. Algumas mais comuns incluem:
- explosões emocionais: birras intensas ou crises de choro ou gritos;
- agressividade: morder, bater ou atacar verbalmente outras pessoas;
- recusa em seguir regras: ignorar orientações , desafiar limites ou desobedecer constantemente;
- comportamento autolesivo: causa danos a si mesmo em situações de extrema angústia ou frustração (esta manifestação é mais rara na infância);
- fugas ou isolamento: a criança tenta escapar de situações em que não se sente confortável ou evita interagir socialmente.
É importante diferenciar!
- Comportamentos normais do desenvolvimento: muitas atitudes desafiadoras são naturais e esperadas em certos estágios do crescimento, como as birras na primeira infância.
- Comportamentos que precisam de atenção: quando são muito frequentes, intensos ou prejudicam o bem-estar da criança e daqueles ao seu redor, pode ser necessário buscar ajuda profissional.
A partir de que idade os comportamentos desafiadores aparecem?
Os comportamentos desafiadores podem aparecer em qualquer fase do desenvolvimento, mas a forma como eles se manifestam e os fatores que os influenciam variam de acordo com a idade.
Geralmente, esses comportamentos começam a ser percebidos na primeira infância, por volta de 1 a 3 anos, e podem continuar em diferentes formas ao longo do desenvolvimento.
Comportamento desafiador infantil: o que pode estar por trás dessas atitudes?
O comportamento desafiador infantil pode ter diversas causas, que variam de acordo com a idade, o contexto e as características individuais da criança. Em geral, esses comportamentos são uma forma de comunicação quando a criança enfrenta dificuldades emocionais, sociais ou físicas.
Veja a seguir algumas das causas mais comuns do comportamento desafiador infantil.
1. Dificuldade em lidar com emoções
A dificuldade em lidar com as emoções é resultado da imaturidade emocional, já que crianças pequenas ainda não desenvolveram habilidades para regular emoções como frustração, raiva ou ansiedade.
Elas podem usar comportamentos desafiadores para expressar tristeza, medo ou irritação.
2. Necessidades não atendidas
Quando a criança sente que não está sendo ouvida ou valorizada, pode agir de maneira desafiadora para atrair a atenção dos adultos.
3. Ambiente inadequado
Ambientes sem limites claros podem confundir a criança e levar a comportamentos desafiadores. Do mesmo modo, ambientes caóticos ou muito exigentes podem sobrecarregar a criança e causar comportamentos desafiadores.
4. Questões de saúde ou desenvolvimento
Crianças com autismo, TDAH ou outras condições podem apresentar mais comportamentos desafiadores devido a dificuldades de comunicação ou sensoriais.
5. Histórico de trauma ou experiências adversas
Experiências traumáticas, como abuso ou negligência, podem resultar em comportamentos disruptivos como forma de lidar com o medo ou a insegurança.
Da mesma maneira, mudanças como divórcio, mudança de escola ou perdas, como morte na família, podem gerar insegurança emocional.
Como a Neuropsicopedagogia ajuda a identificar a origem dos comportamentos desafiadores?
A Neuropsicopedagogia busca compreender como o cérebro processa informações, regula emoções e interage com o ambiente, permitindo uma análise aprofundada das dificuldades enfrentadas pela criança.
Por meio de avaliações neuropsicopedagógicas, especialistas em Neuropsicopedagogia investigam fatores cognitivos, emocionais e sociais que influenciam comportamentos. São alguns desses fatores:
- dificuldades na atenção;
- impulsividade;
- processamento sensorial;
- problemas na regulação emocional.
Esses elementos ajudam a identificar condições conhecidas como “subjacentes”, como TDAH, Transtornos do Espectro Autista (TEA) ou questões emocionais, que muitas vezes se manifestam de forma desafiadora.
Estratégias neuropsicopedagógicas para lidar com comportamentos desafiadores na escola
Lidar com comportamentos desafiadores na escola requer estratégias neuropsicopedagógicas que integrem intervenções educacionais, emocionais e sociais, considerando as particularidades de cada criança.
Veja algumas:
1. Criar ambientes estruturados e previsíveis
Manter uma rotina clara e regras bem definidas é fundamental para crianças com dificuldades de adaptação. Quando o ambiente é estruturado, a previsibilidade reduz a ansiedade e o estresse, diminuindo comportamentos desafiadores.
O que pode ser feito:
- usar quadros visuais para sinalizar a rotina diária;
- estabelecer limites claros e consistentes, explicando as consequências positivas e negativas de cada ação;
- evitar mudanças bruscas na rotina, e, se necessário, comunicá-las com antecedência.
2. Usar técnicas de reforço positivo
Valorizar comportamentos adequados é mais eficaz do que punir comportamentos indesejados. Reforços positivos incentivam a criança a repetir atitudes desejáveis.
Como fazer isso?
- ofereça elogios específicos, destacando o comportamento positivo, como: “Parabéns por compartilhar o brinquedo com seu colega!”;
- use recompensas simbólicas, como adesivos ou privilégios, para motivar o aluno;
- crie metas alcançáveis e comemore as conquistas, incentivando o progresso gradual.
3. Introduzir estratégias de autorregulação emocional
Muitas crianças apresentam comportamentos desafiadores porque têm dificuldade em lidar com emoções intensas. Ensinar técnicas de autorregulação pode ajudá-las a controlar suas reações.
De que forma você pode fazer isso?
- introduza exercícios de respiração profunda durante momentos de conflito;
- crie um “cantinho da calma” na sala de aula, onde a criança possa se retirar para recuperar o equilíbrio emocional;
- utilize histórias ou jogos para trabalhar habilidades socioemocionais, como identificar e nomear emoções. Dependendo do caso e da idade da criança ou do jovem, o profissional pode também trabalhar com animações, como Divertida Mente, que envolve uma paleta de emoções.
4. Adaptação de atividades pedagógicas
Comportamentos desafiadores podem surgir quando as tarefas são percebidas como muito difíceis ou desinteressantes. Adaptar as atividades às necessidades da criança evita frustrações e melhora o engajamento.
Faça isso seguindo estas dicas:
- divida tarefas maiores em etapas menores e mais manejáveis;
- ofereça opções de atividades, permitindo que o aluno escolha como deseja participar;
- use recursos visuais, sensoriais e interativos para facilitar a compreensão.
5. Comunicação e parceria com a família
Uma boa relação entre escola e família é essencial para abordar comportamentos desafiadores de forma consistente.
Para que isso aconteça de forma eficiente:
- compartilhe informações regularmente com os pais sobre o progresso e os desafios da criança;
- oriente os responsáveis sobre estratégias que podem ser aplicadas em casa;
- promova reuniões para alinhar expectativas e reforçar a colaboração entre os envolvidos.
6. Apoio especializado e interdisciplinar
Quando necessário, o envolvimento de profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais e neuropsicopedagogos pode enriquecer as estratégias.
Veja como:
- com a realização de avaliações detalhadas para identificar causas específicas dos comportamentos;
- com a criação de um plano de intervenção personalizado, alinhando estratégias pedagógicas com terapias complementares.
Essas estratégias ajudam a lidar com comportamentos desafiadores, assim como também criam um ambiente escolar que promove a inclusão, o aprendizado e o desenvolvimento integral de todos os alunos.
Você viu como é necessário e importante o trabalho de um neuropsicopedagogo para ajudar em diagnósticos e tratamentos de comportamentos desafiadores? Por isso, se especializar nessa área é o caminho para uma carreira de destaque na educação, atuando como neuropsicopedagogo. Faça a pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional no Instituto INE e enriqueça sua jornada profissional.