Identificar altas habilidades pode ser uma tarefa complexa, especialmente em um contexto educacional em que a padronização muitas vezes falha em reconhecer a singularidade de cada aluno.
Todavia, é necessário entender altas habilidades e a importância de nutrir e apoiar esses talentos excepcionais, desde o ambiente escolar até o contexto familiar e social.
Para isso, é preciso criar um ambiente que estimule o desenvolvimento e a expressão plena dessas habilidades, garantindo que esses indivíduos possam ter ajuda especializada.
O universo das altas habilidades é fascinante, embora represente muitos desafios para profissionais da educação, por isso é preciso entender também quais são as principais dificuldades de pessoas com altas habilidades.
Que tal abordarmos um pouco mais sobre esse tema? Confira!
O que são altas habilidades?
“Altas habilidades” é um termo utilizado na área da educação para descrever um conjunto de capacidades excepcionais ou talentos que uma pessoa demonstra em determinadas áreas, como intelectual, criativa, acadêmica, artística ou de liderança.
A condição é também chamada de superdotação, são termos frequentemente usados de forma intercambiável.
Indivíduos com altas habilidades ou superdotação geralmente se destacam em áreas específicas e podem exibir um desempenho significativamente acima da média para a sua faixa etária ou grupo de referência.
Essas habilidades podem se manifestar de diferentes formas, como um QI acima da média, habilidades excepcionais em uma disciplina acadêmica, criatividade extraordinária, talento artístico ou habilidades de liderança e comunicação excepcionais.
Identificar, apoiar e conhecer as principais dificuldades de pessoas com altas habilidades é importante para garantir que eles recebam o apoio necessário para alcançar seu pleno potencial e contribuir de forma significativa para a sociedade.
Isso pode incluir programas educacionais especiais e suporte adaptado às suas necessidades específicas, trabalho feito por profissionais especializados em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Principais dificuldades de pessoas com altas habilidades e o papel do professor
Embora pessoas com altas habilidades demonstrem talentos excepcionais em áreas específicas, elas também podem enfrentar desafios únicos. Conheça abaixo algumas das principais dificuldades de pessoas com altas habilidades.
Quais são as dificuldades de pessoas com altas habilidades?
Isolamento social
Muitas vezes, indivíduos com altas habilidades podem se sentir isolados devido à falta de pares que compartilhem de seus interesses ou nível de habilidade em determinadas áreas.
Expectativas elevadas
Expectativas excessivamente altas por parte de pais, professores ou da sociedade em geral podem criar pressão adicional para que essas pessoas continuem a alcançar níveis excepcionais de desempenho, o que pode causar estresse e ansiedade.
Desafios emocionais
Algumas pessoas com altas habilidades podem lidar com emoções intensas ou desenvolver ansiedade devido à pressão de corresponder às expectativas ou por se sentirem diferentes de seus colegas.
Tédio e falta de desafio
Em ambientes de aprendizado tradicionais, onde o currículo pode não ser adaptado às suas necessidades, indivíduos com altas habilidades podem se sentir entediados e desmotivados devido à falta de desafios adequados.
O papel do professor para apoiar pessoas com altas habilidades e ajudá-las a superar as dificuldades
Algumas maneiras pelas quais os professores podem desempenhar esse papel:
Identificação precoce
Professores podem ser os primeiros a identificar sinais de altas habilidades em seus alunos e encaminhá-los para avaliações mais aprofundadas, garantindo que recebam o apoio necessário desde cedo.
Diferenciação curricular
Adaptar o currículo para desafiar e envolver alunos com altas habilidades é essencial para mantê-los engajados e motivados. Isso pode incluir projetos de pesquisa independentes, atividades de enriquecimento ou participação em programas especiais.
Apoio emocional
Professores podem oferecer um ambiente de apoio emocional onde alunos com altas habilidades se sintam compreendidos e valorizados, ajudando-os a lidar com o estresse, a ansiedade ou o isolamento social.
Promoção do trabalho em equipe
Criar oportunidades para que alunos com altas habilidades colaborem com seus colegas, compartilhando seus conhecimentos e habilidades, pode ajudar a reduzir o isolamento social e promover um senso de comunidade na sala de aula.
Ao reconhecer e apoiar as necessidades únicas de alunos com altas habilidades, os professores desempenham um papel crucial em ajudá-los a alcançar seu pleno potencial e a se tornarem membros bem-sucedidos e realizados da sociedade.
Autismo e Asperger, Síndrome de Savant e a relação com altas habilidades e superdotação
Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Savant são condições neurológicas que podem afetar o desenvolvimento social, emocional e comportamental das pessoas, mas elas não são necessariamente equivalentes a altas habilidades ou superdotação.
Autismo e Síndrome de Asperger
O autismo e a Síndrome de Asperger são transtornos do espectro autista (TEA), que afetam a comunicação, interação social e comportamento.
Muitas pessoas com TEA também podem apresentar áreas de interesse ou habilidades especiais, às vezes consideradas “superdotação”.
No entanto, quando a pessoa tem autismo leve (Asperger) e tem também algumas limitações, mas tem QI bem acima do normal, é um autista com altas habilidades e não um superdotado.
Síndrome de Savant
Você certamente já ouviu falar sobre pessoas consideradas “gênios”. Essas pessoas são chamadas de “savants”. A Síndrome de Savant é rara e dá algumas habilidades excepcionais a quem a tem, no entanto, essas pessoas são, na verdade, indivíduos com baixa inteligência.
Uma de suas principais características é a memória fora do comum. Os savants conseguem memorizar dicionários, fazer cálculos completos em poucos segundos e de cabeça, reproduzir uma música após escutar uma única vez, entre outras habilidades surpreendentes.
Savants apresentam QI baixo e genialidade é restrita a uma habilidade, e essa condição não tem relação com altas habilidades.
O trabalho com alunos com altas habilidades
Para finalizar, você sabe quem é o profissional que trabalha com altas habilidades? O especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE. É esse profissional que desempenha um papel fundamental na identificação, avaliação e no desenvolvimento de estratégias para atender às necessidades específicas de alunos com altas habilidades.
O especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) compreende as nuances das altas habilidades e cria um ambiente educacional que estimula e desafia esses alunos a atingir seu pleno potencial.
E você, quer ter essa especialização e fazer esse trabalho, faça uma pós-graduação em AEE!