Existe alguma diferença entre curso de AEE e pós-graduação na área? Se há diferença, qual opção escolher para ter no currículo e se dar bem provas de títulos ou processos seletivos de designação/contratação de professores?
Vamos tirar essas dúvidas, assim como falar um pouco sobre o que esperar de uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e quando fazer uma pós ou um curso de capacitação.
Continue a leitura e saiba mais!
É hora de fazer uma especialização em Atendimento Educacional Especializado – AEE?
A decisão de fazer uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado (AEE) depende de vários fatores, incluindo seus objetivos de carreira, interesses pessoais e contexto profissional.
Veja algumas considerações que podem ajudá-lo a decidir:
É seu interesse e paixão
Se você tem interesse genuíno em trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais e está motivado a fazer a diferença em suas vidas, uma especialização em AEE pode ser uma excelente escolha.
É uma especialização necessária para concursos e designação de professores
Em processos de designação de professores, a pós e Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode ser um diferencial e garantir uma vaga como professor temporário.
Além disso, há ainda a exigência em concursos públicos, para determinados cargos, assim como a vantagem de ter essa especialização para somar na prova de títulos.
Já tem experiência prévia em educação especial e quer uma especialização
Se você já trabalhou com alunos com necessidades especiais e deseja aprofundar seus conhecimentos e habilidades, uma especialização em AEE pode ser o próximo passo lógico em sua trajetória profissional.
É a realização de objetivos profissionais
Se sua meta é avançar em sua carreira como educador especializado, coordenador pedagógico, gestor escolar ou outro cargo relacionado à educação inclusiva, uma especialização em AEE pode fornecer a expertise necessária para alcançar seus objetivos.
Causa impactos na prática pedagógica
Considere como uma especialização em AEE pode beneficiar sua prática pedagógica atual. Essa formação pode fornecer estratégias e técnicas específicas para atender às necessidades educacionais individuais dos alunos, melhorando assim a qualidade do ensino e aprendizado em sua sala de aula.
Depois dessa especialização, o educador consegue, por exemplo, dominar as práticas para elaborar um plano de AEE para alunos com altas habilidades, transtornos globais do desenvolvimento ou com deficiência, de forma completa e precisa.
Quais resultados esperar de uma pós-graduação em AEE?
Uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode oferecer uma série de resultados valiosos, tanto para o profissional que busca aprimorar suas habilidades quanto para a comunidade escolar e os alunos com necessidades especiais.
Entre os resultados esperados, podemos citar:
Muito mais conhecimento
Uma pós-graduação em AEE oferece uma compreensão mais profunda das teorias, práticas e métodos relacionados ao atendimento educacional especializado. O educador consegue, por exemplo, compreender as necessidades individuais dos alunos com deficiência e aprender estratégias eficazes de ensino e intervenção.
Desenvolvimento de habilidades específicas
Os profissionais podem esperar desenvolver habilidades específicas necessárias para atender às diversas necessidades dos alunos com deficiência ou alunos com altas habilidades/superdotação, incluindo habilidades de comunicação, adaptação curricular, planejamento de aulas diferenciadas, como um plano de AEE para alunos com altas habilidades e uso de tecnologia assistiva.
Capacitação para atuação interdisciplinar
O curso de AEE (e aqui falamos sobre o curso de pós-graduação em AEE, reconhecido pelo MEC) pode preparar os profissionais para trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais da educação, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros, a fim de proporcionar um suporte abrangente aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Melhoria da prática pedagógica
Ao aplicar os conhecimentos adquiridos durante a pós-graduação, os profissionais podem esperar uma melhoria significativa em sua prática pedagógica, adaptando suas estratégias de ensino para atender melhor às necessidades individuais de todos os alunos em sala de aula.
Capacidade de implementação de um Plano de AEE para alunos com altas habilidades
Uma pós-graduação em AEE pode capacitar os profissionais a desenvolver e implementar Planos Educacionais Individualizados (PEIs) específicos para alunos com altas habilidades (importante mencionar que não somente em casos de altas habilidades, mas também em outros casos, como para alunos com deficiência).
Isso inclui a identificação precoce desses alunos, a seleção de estratégias de ensino diferenciadas e o fornecimento de enriquecimento curricular e desafios adequados ao seu potencial.
Essa habilidade de atender às necessidades únicas de alunos com altas habilidades é essencial para garantir que eles recebam o suporte necessário para alcançar seu pleno potencial acadêmico e pessoal.
Curso de AEE (capacitação) ou pós? Como saber qual fazer para concursos e processos de designação/contratação?
Quando falamos sobre um curso de AEE, o ideal é identificar a qual tipo de curso nos referimos. Isso acontece pelo hábito que temos de falar “curso de pós-graduação”.
Como o termo dá margem a usos em diferentes contextos e tipos de cursos, vamos esclarecer como vamos usar agora: cursos de capacitação e pós-graduação.
Feito isso, vamos às dúvidas que podem surgir quando se trata de se preparar para concursos e processos seletivos de designação de professores.
A exigência (pré-requisito) em concursos e processos seletivos para contratação temporária de professores, será sempre por uma graduação ou especialização (que pode ser uma pós). Os cursos de capacitação podem ser aceitos para as provas de títulos em alguns concursos, mas é preciso sempre verificar se isso consta no edital.
Então se você quer se preparar para futuros concursos e para processos seletivos para designação/contratação de professores, aposte em pós-graduações.
Já os cursos de capacitação atendem amplamente servidores que vão tirar seu período de licença capacitação, o benefício que têm a cada quinquênio (cinco anos) de trabalho efetivo na Administração Pública. Eles servem, inclusive, para progressão de carreira.
Os cursos de capacitação também são essenciais para a formação continuada de profissionais da educação.
Visite nosso site e conheça as variadas opções em pós-graduações e cursos de capacitação para a finalidade que você precisa!